sexta-feira, 3 de junho de 2011

Humanismo na formação do Administrador: Caso UFSC.

O artigo expõe que as Universidades ultimamente não formam o indivíduo para que ele possa ser um questionador e analítico. Em relação ao curso de administração, os autores ressaltam que as universidades têm focado disciplinas eminentemente técnicas e de formação profissionalizante. Segundo o texto, que traz o tema O Humanismo na Formação do Administrador, ‘’o qual inseri a participação de disciplinas de formação humanística no currículo do curso.


Cada vez mais, as instituições de ensino superior se encontram conservadas, regeneradoras e geradoras. Porque preserva, memoriza, integra e cultiva uma herança deixada em conhecimento e pensamento.

As universidades modernas passaram desenvolver o pensamento de solucionar e humanizar os problemas da sociedade, sendo consideradas, formadoras de profissionais que ajudam a satisfação das demandas sociais tendo com a formação e humanismo. Atitudes as universidades possuem um visão diferente, em determinados casos buscam a formação multidisciplinar, ou aquisição apo diploma através dos cursos de graduação, preocupam-se em atender o pragmatismo didático das pessoas que procuram a capacitação, tendo o objetivo qualificarem técnicos e formarem profissionais para o mercado, afastando as principais finalidades de observar alem das exatas. Passam assim a muitos a ter formação técnica, não bastando só possuir a formação clássica, entretanto dependendo o ser humanista como pessoa, possuindo um olhar amplo e critico, onde seja necessário ajudar com soluções perante as mudanças da sociedade e também do mundo. Destacam que essa é uma realidade que vem sendo analisada há muito tempo por pesquisadores que concordam com uma formação universalista e completa para o homem, só seria possível através das ciências humanas.

Diante do exposto, conclui-se que humanismo tem como objetivo desenvolver o homem em busca do seu potencial intelectual, fazendo com que esse individuo descubra a sua importância no mundo, permitindo ser um bom profissional. Campo No campo da administração, a socialização do saber amplo se faz cada vez mais necessário, já que o estudo humanístico é multidisciplinar por natureza, ou seja, o estudo é visto sobre os mais variados pontos de vista, sem a intenção de conceitos, procedimentos e atitudes, formadas pelas mais diversas áreas do conhecimento, particularmente pelas denominadas ciências humanas e sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário