terça-feira, 31 de maio de 2011

Valorizando Talento Humano


A área de Recursos Humanos deixou de ser um mero departamento de pessoal que cuidava simplesmente da folha de pagamento e contratações de novos funcionários, exigindo apenas destes funcionários experiências e técnicas.
Os avanços observados nas últimas décadas têm levado organizações a buscarem novas formas de gestão nesta área, com o intuito de melhorar o desempenho, alcançar resultados e atingir pleno atendimento das necessidades de seus clientes.
Vivemos em uma sociedade onde o talento humano é visto como um fator competitivo no mercado de trabalho globalizado.
De acordo com Peter Drucker, considerado o pai da Administração Moderna “Estamos no início da Era dos talentos”, que o dinheiro, a força física, a tecnologia e informação ficaram como um fator competitivo para o sucesso de qualquer empreendimento. O maior diferencial competitivo atualmente é o talento humano e sua capacidade de inovar!
Diante disso, o valor de cada indivíduo contribui para o crescimento da organização, e essa visão sistêmica precisa ser desenvolvida a fim de resgatar o verdadeiro papel das pessoas dentro da organização, tornando- as competentes para atuar como atores participativos dentro desta. Quando a organização consegue perceber a colaboração como participação e influência dentro da instituição, percebe-se o grande diferencial "O capital Humano", pois esse tem maior autonomia em suas atividades, cooperação nas decisões, facilidade de aprendizagem e a relação entre ele e a organização muda de controle para desenvolvimento, pois ambos se vêem como parceiros.
Segundo dados da pesquisa "As 150 melhores empresas para se trabalhar", podem citar alguns fatores que motivam os colaboradores hoje em dia, levando em conta, que não basta ter um ótimo salário e seus benefícios, mas sim a oportunidade e as condições de fazer dia-a-dia, o que lhes satisfaçam, agregando valores e adquirindo experiências.
Com mudanças constantes no contexto econômico, a formação de valor de mercado depende cada vez mais da qualidade de serviços e conhecimento prestados, as pessoas se tornaram um diferencial competitivo, levando as organizações a investirem em novas ferramentas e estratégias de gestão, pelo qual o principal objetivo é deixar pra trás a idéia de "despesas com pessoal" e passar a dar lugar ao "investimento em capital humano".
Sobre essa realidade, evidencia, portanto, que o grande diferencial competitivo e sustentável atualmente é a Gestão de Talentos Humanos Inatos.
O desafio das organizações em atrair e reter criadores de conhecimentos, para que isso se torne uma realidade, é necessário que as empresas implantem programas de educação focadas exclusivamente no desenvolvimento do seu capital humano "as pessoas", programas esses que valorizem o racíocino criativo, a capacidade de resolver problemas, desenvolvimento de lideranças, efetividade na comunicação, e participação multidisciplinar.
Para contar com talentos dentro de uma organização, é preciso que essa instituição obtenha um recrutamento eficaz, um programa de treinamento planejado, implementação de programas de capacitação, acompanhamento contínuo do desempenho obtido por esse colaborador e uma cultura organizacional que estimule a colaboração e o compartilhamento de conhecimento.
A capacitação de pessoas tornará um dos fatores críticos de sucesso para sobrevivência das empresas e a qualidade de vida terá cada vez mais importância para as empresas que desejam atrair e manter talentos, pois o sucesso da empresa está diretamente ligado a seu pessoal, ele é o responsável pelo aumento da qualidade de seus produtos e serviços.
O que se busca nas organizações do futuro é exatamente uma associação mutuamente proveitosa entre empresa e colaborador. A nova regra é se o funcionário desenvolve continuamente suas tarefas em prol da organização, levando esta a ter sucesso agregando valor ao negócio, por conseqüência, a empresa apoiará o desenvolvimento desse funcionário, propiciando a este um local de trabalho desafiante e lhe recompensará pelas suas contribuições, garantido à organização moderna a principal virtude de valorizar as pessoas e, assim, obter resultados.

Trabalho em grupo, apresentado a professora Izolda
Língua Portuguesa - Curso Administração de Empresas
1º Semestre – Turno: Noturno T1


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



  • Artigo Científico – Recursos Humanos x Gestão de Pessoas
Fernanda Sovienski - Licenciada em Pedagogia
Robson Stigar - Licenciado em Filosofia e Bacharel em Teologia


  • Era dos Talentos – Débora Duarte



sexta-feira, 27 de maio de 2011

O impacto das emoções na organização

 
Video relata o impacto das emoções aprendidas nas organizações e como isso afeta a produtividade da mesma gerando insatisfação dos funcionarios e da propria empresa.

Resenha do Filme ''Amor Sem Escalas''



O filme amor sem escalas do ano de 2009, cujo diretor Jason Reitman, conta a história de Ryan Bringhan (George Clooney), um executivo renomado que desempenha o papel de demitir pessoas e tentar convencê-los de que perder o emprego é começo de uma nova vida, tal função exercida por ele que demonstrar ser uma pessoa fria, calculista, sem nenhum tipo de sentimento.
Por está sempre viajando Ryan não tem uma vida social e nem convívio com seus familiares, ao longo do filme demonstrar ser uma pessoa solitária e que escolheu viver exclusivamente para o trabalho tornando sua vida uma verdadeira rotina onde o principal objetivo era acumular milhas e ser a sétima pessoa do mundo a obter esse efeito. Até que surge Natálie Kepler (Anna Kendrick), recém-formada em Psicologia, contratada pela empresa em que Ryan trabalha trazendo consigo novas idéias e projetos que ameaçam a carreira e a vida que ele próprio criou.
Diante do exposto, nos faz refletir a importância da comunicação dentro das organizações, a qual se tem uma percepção errônea pelos administradores em relação ao custo, que não produz um retorno mensurável.
Outro ponto que podemos observar são os avanços tecnológicos nos trazem bons e maus benefícios para organização, ao mesmo tempo em que possibilita uma universalização, que se propaga com co-presença e interação do espaço físico e social. A proposta que sugere a videoconferência também impõe o distanciamento humano na execução da tarefa, fazendo com que não se possa presenciar a dor alheia e não se envolva no peso emocional que aquela situação refletiria, demonstrando que as organizações não se importam com a relação psicossomática dos seus funcionários visando apenas os resultados obtidos.
Adicionar legenda
A implantação desse sistema não alteraria somente em como executar tal tarefa incluiria nesse sistema trazer mudanças na organização, gerando um alto impacto na sua cultura organizacional, fazendo com que esses consultores se vissem na mesma situação daqueles outros que eles mesmo demitiam e sentissem o mesmo medo de lhe tirarem a rotina que essa tarefa proporcionava a cada um deles e que já era uma cultura vigente nas suas vidas. Evidencia também que mudanças impostas sem planejamento, sobretudo sem perspectivas podem gerar transtorno até mesmo resultados negativos para a organização, podendo ser percebidos no contexto da atualidade de varis empresas. Foi visto também que com o objetivo de minimizar o impacto emocional que esses tipos de demissões afetariam. Foi criada uma palestra no intuito motivacional, que enfatiza que todas as relações interpessoais que obtínhamos no decorrer das nossas vidas não passavam de pesos que nos impediriam de crescer, ideologia essa que contrapõe com conceitos de que interação social e comunicação promovem mudanças tanto no indivíduo no campo social organizacional que ajudariam a promover inovações e evolução.
Ao observar que muitas pessoas se dedicam anos no sue trabalho, esperando que sejam reconhecidos e acabam fazendo com que suas vidas girem apenas em torno do trabalho, esquecendo-se do convívio social e quando por algum motivo lhe tiram o trabalho, essas pessoas se tornam pessoas depressivas e decepcionadas, podendo até cometer suicídios por acharem que a vida sem trabalho é insana e sem perspectivas, pois não souberam conciliar sua vida profissional e pessoal acarretando assim interferências dos dois lados.
Percebemos também que existe uma necessidade muito grande dos funcionários continuarem se especializando e qualificando para o mercado de trabalho e a falta de valorização que a empresa adota em seus funcionários

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Como evitar ações trabalhistas dentro de uma empresa .


Confira o que surgere os advogados contábeis para evitar transtornos:
  • Não se exponha ao risco, mantendo, por exemplo, um empregado sem carteira assinada, sem receber por horas extras ou pagando salários e comissões menores do que o sindicato determina;
  • Evite a não-contestação da ação ou não-comparecimento em audiências. Isso expõe a empresa á aplicação das penas de revalia e confissão;
  • Conteste os prazos legais e os cálculos apresentados pelo autor ou pelo perito do juízo, caso contrário irá atrair á empresa a pena de preclusão e a consequente homologação da conta;
  • As empresas com mais de dez funcionários são obrigadas a ter cartão de ponto. O horário registrado deve ser o horário da efetiva entrada e da saída do empregado, constando variação de minutos.No caso de o relógio de ponto registrar todos os horários de entrada e de saída pontualmente, a Justiça do Trabalho presume que há irregularidade;
  • Sofwares de gestão e controle de documentos e tarefas, disponíveis no mercado e cada vez mais acessíveis, ajudam a acompanhar o trabalho dos colaboradores;
  • Um ineficiente desempenho da assessoria jurídica e contábil da empresa poderá prejudicar a relação com os funcionários ;
  • A advocacia preventiva é a forma de a empresa economizar, pois com ela se cobra bem manos que o serviço de defender juridicamente a empresa em demanda.