terça-feira, 31 de maio de 2011

Valorizando Talento Humano


A área de Recursos Humanos deixou de ser um mero departamento de pessoal que cuidava simplesmente da folha de pagamento e contratações de novos funcionários, exigindo apenas destes funcionários experiências e técnicas.
Os avanços observados nas últimas décadas têm levado organizações a buscarem novas formas de gestão nesta área, com o intuito de melhorar o desempenho, alcançar resultados e atingir pleno atendimento das necessidades de seus clientes.
Vivemos em uma sociedade onde o talento humano é visto como um fator competitivo no mercado de trabalho globalizado.
De acordo com Peter Drucker, considerado o pai da Administração Moderna “Estamos no início da Era dos talentos”, que o dinheiro, a força física, a tecnologia e informação ficaram como um fator competitivo para o sucesso de qualquer empreendimento. O maior diferencial competitivo atualmente é o talento humano e sua capacidade de inovar!
Diante disso, o valor de cada indivíduo contribui para o crescimento da organização, e essa visão sistêmica precisa ser desenvolvida a fim de resgatar o verdadeiro papel das pessoas dentro da organização, tornando- as competentes para atuar como atores participativos dentro desta. Quando a organização consegue perceber a colaboração como participação e influência dentro da instituição, percebe-se o grande diferencial "O capital Humano", pois esse tem maior autonomia em suas atividades, cooperação nas decisões, facilidade de aprendizagem e a relação entre ele e a organização muda de controle para desenvolvimento, pois ambos se vêem como parceiros.
Segundo dados da pesquisa "As 150 melhores empresas para se trabalhar", podem citar alguns fatores que motivam os colaboradores hoje em dia, levando em conta, que não basta ter um ótimo salário e seus benefícios, mas sim a oportunidade e as condições de fazer dia-a-dia, o que lhes satisfaçam, agregando valores e adquirindo experiências.
Com mudanças constantes no contexto econômico, a formação de valor de mercado depende cada vez mais da qualidade de serviços e conhecimento prestados, as pessoas se tornaram um diferencial competitivo, levando as organizações a investirem em novas ferramentas e estratégias de gestão, pelo qual o principal objetivo é deixar pra trás a idéia de "despesas com pessoal" e passar a dar lugar ao "investimento em capital humano".
Sobre essa realidade, evidencia, portanto, que o grande diferencial competitivo e sustentável atualmente é a Gestão de Talentos Humanos Inatos.
O desafio das organizações em atrair e reter criadores de conhecimentos, para que isso se torne uma realidade, é necessário que as empresas implantem programas de educação focadas exclusivamente no desenvolvimento do seu capital humano "as pessoas", programas esses que valorizem o racíocino criativo, a capacidade de resolver problemas, desenvolvimento de lideranças, efetividade na comunicação, e participação multidisciplinar.
Para contar com talentos dentro de uma organização, é preciso que essa instituição obtenha um recrutamento eficaz, um programa de treinamento planejado, implementação de programas de capacitação, acompanhamento contínuo do desempenho obtido por esse colaborador e uma cultura organizacional que estimule a colaboração e o compartilhamento de conhecimento.
A capacitação de pessoas tornará um dos fatores críticos de sucesso para sobrevivência das empresas e a qualidade de vida terá cada vez mais importância para as empresas que desejam atrair e manter talentos, pois o sucesso da empresa está diretamente ligado a seu pessoal, ele é o responsável pelo aumento da qualidade de seus produtos e serviços.
O que se busca nas organizações do futuro é exatamente uma associação mutuamente proveitosa entre empresa e colaborador. A nova regra é se o funcionário desenvolve continuamente suas tarefas em prol da organização, levando esta a ter sucesso agregando valor ao negócio, por conseqüência, a empresa apoiará o desenvolvimento desse funcionário, propiciando a este um local de trabalho desafiante e lhe recompensará pelas suas contribuições, garantido à organização moderna a principal virtude de valorizar as pessoas e, assim, obter resultados.

Trabalho em grupo, apresentado a professora Izolda
Língua Portuguesa - Curso Administração de Empresas
1º Semestre – Turno: Noturno T1


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



  • Artigo Científico – Recursos Humanos x Gestão de Pessoas
Fernanda Sovienski - Licenciada em Pedagogia
Robson Stigar - Licenciado em Filosofia e Bacharel em Teologia


  • Era dos Talentos – Débora Duarte



Nenhum comentário:

Postar um comentário